Fortaleza

por Elaine

Fica na região Nordeste do Brasil. É a capital do Ceará, sendo a cidade mais populosa do Estado.

É um dos destinos mais procurados do Nordeste, com belas praias, lindas paisagens, vida noturna agitada, culinária excelente com muitos peixes, frutos do mar e carne de sol, e artesanatos. É fácil se encantar!

E ainda tem a “segunda-feira mais louca do mundo”, com muito forró, no Bar do Pirata, que faz sucesso há anos.

Quando fomos à Fortaleza, foi por pacote de excursão de 7 dias, então fizemos o passeio básico: conhecemos a capital, o Beach Park, Morro Branco, Canoa Quebrada e Cumbuco. Tenho muita vontade de voltar com mais tempo e alugar um carro, para conhecer melhor as outras praias da região.

  • Melhor época para ir:

De agosto a dezembro são os meses mais secos e melhores para viajar.

A temperatura média é de 27 graus, e venta bastante, não tem inverno, tem a estação da seca e a estação chuvosa, sendo os meses de fevereiro a maio os que mais chove.

Os meses de férias escolares, dezembro, janeiro e julho, Ano Novo e Carnaval são alta temporada, então os preços são mais altos.

A voltagem é 220v.

Praias

Possui 35 km de litoral, que se divide em 15 praias:

Do Futuro

É a mais movimentada da cidade, urbanizada e com super barracas, ótimas para passar o dia. Mar com águas cristalinas e ondas fortes, na maré baixa formam piscinas naturais. Boa para prática de surf, windsurfe e kitesurfe. À noite funciona a Feira de Artesanato.

– Iracema

Nela se encontra a Estátua de Iracema, o Espigão e a Ponte dos Ingleses. Tem um píer, muito procurado para ver o pôr do sol. Tem muitos bares e casas noturnas.

Ao fundo Estátua de Iracema
Ponte dos Ingleses

– Meireles

Praia urbanizada, com muitos hotéis e restaurantes. Tem boa infraestrutura, com muitas barracas e quadras esportivas. À noite tem uma grande feira de artesanatos.

– Mucuripe

Dela saem os passeios de barco. É possível ver as jangadas que abastecem o mercado de peixes.

No mercado de peixes é possível escolher frutos do mar e peixes e levar em um dos restaurantes para serem preparados.

– Abreulândia

– Sabiaguaba

– Caça e Pesca

– Do Farol

– Volta da Jurema

– Formosa

– Jacarecanga

– Pirambu

– Arpoador

– Goiabeiras

– Da Barra do Ceará

Passeios

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

É um complexo que ocupa 14,5 mil m2, abriga o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, teatro, espaço para shows,  salas de cinema, salas de exposições, biblioteca  e planetário.

Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

Fone: (85) 3488-8600

www.dragaodomar.org.br

Museu do Ceará

Em construção neoclássica, possui um acervo de 15 mil peças onde conta a história do Ceará.

Rua São Paulo, 51 – Centro

Teatro José de Alencar

Inaugurado em 1910, na fachada tem lindos vitrais coloridos art-noveau. O primeiro bloco é em estilo neoclássico e o segundo é uma estrutura metálica trazida da Escócia e jardins projetados por Burle Marx. Há um passeio guiado na parte interna.

Rua Liberato Barroso, 525 – Centro

Catedral Metropolitana de Fortaleza

É muito bonita e imponente, em estilo neogótico. Se destaca por suas torres de 75 metros de altura, e vários vitrais sacros. Possui capacidade para 5000 pessoas.

Rua Sobral, s/n – Centro

Mercado Central

É bem grande, possui mais de 600 lojas, distribuídas em cinco pisos onde são vendidas  lembrancinhas, artesanatos, roupas, rendas, artefatos em couro, comidas. Possui banheiros e restaurantes.

Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro – de segunda à sexta das 8h às 18h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 13h.

Feirinha da Beira Mar

Possui 8 mil m2, com 707 boxes, onde são vendidos artesanatos, lembrancinhas, roupas, bijuterias, artigos em couro, várias barracas de comida.

Av. Beira Mar, s/n – Meireles – diariamente das 16h às 22h.

Encetur

Localizado no prédio da antiga cadeia pública, é outro local para compra de artesanatos, lembrancinhas, rendas, comidas e produtos da região.

Rua Senador Pompeu, 350 – segunda à sexta das 8h às 17h, aos sábados das 8h às 15h e aos domingos das 8h às 12h.

Parque Estadual do Cocó

O parque foi criado em 1989, para preservar a flora e fauna local, possui trilhas, arvorismo, parquinho, campo de futebol, área para piquenique, banheiros, passeio de barco pelo rio Cocó.

Av. Padre Antonio Tomás, s/n – Cocó

Aberto diariamente das 5h30 às 21h.

Trilhas de terça a domingo das 5h30 às 17h30.

  • Como chegar a Fortaleza:

Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins (For)

Fica a 8 km do Centro de Fortaleza e recebe voos diários de várias companhias aéreas nacionais e internacionais. Possui boa estrutura, com caixas eletrônicos, casa de câmbio, praça de alimentação, farmácia, livraria, lojas, aluguel de carros e outros serviços.

Também é fácil conseguir um serviço de táxi, ônibus ou transfer para o hotel. Av. Senador Carlos Jereissati, 3000 – Bairro Serrinha

Fone: (85) 3392-1132

Terminal Rodoviário de Fortaleza

Av. Borges de Melo, 1630

Fone: (85) 3256-5786

Deixe um comentário

você pode gostar