Embu

por Elaine

Embu, ou mais popularmente conhecida como Embu das Artes, fica a 30 km do centro de São Paulo, é um dos 39 municípios da Grande São Paulo e é considerada uma estância turística.

É muito famosa por sua feira de artesanato. É uma delícia passear por lá, fazer umas comprinhas, almoçar e passar o dia.

A exposição de artesanato em Embu das Artes remonta ao ano de 1964, quando a tradição artística da cidade ganhou projeção com o Primeiro Salão das Artes. Ao final da década de 60, a cidade passou a ser polo atrativo para os hippies, que faziam exposições de seus artesanatos aos finais de semana, dando origem à Feira de Artes e Artesanato.

A Feira de Artes e Artesanato ocupa as ruas do Centro Histórico aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h e possui uma grande variedade de pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, objetos de decoração, roupas, instrumentos musicais, brinquedos e muito mais.

Além da feira, no seu entorno tem várias lojas de móveis, artesanato, galerias, ateliês e restaurantes muito bons.

Também pode aproveitar e conhecer a Feira do Verde, nos mesmos dias e horário da feira de artesanato, na Rua Siqueira Campos, onde tem uma grande variedade de plantas, flores e árvores frutíferas.

Para quem quer conhecer mais:

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas – está instalado no complexo arquitetônico que engloba a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a residência anexa dos jesuítas. O prédio foi construído na virada do século XVII para o XVIII, e foi o primeiro bem tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em exposição há imagens sacras confeccionadas durante os séculos XVII, XVIII e XIX.

Largo dos Jesuítas, 67 – Centro – de quinta a domingo das 9h às 12h e das 13h às 17h

Fone: (11) 4704-2654

Centro Cultural – O espaço ocupa o histórico prédio da prefeitura, conta com três salas para exposições, com um incrível acervo sobre a história de Embu e um auditório com capacidade para 150 pessoas onde acontecem palestras, apresentações artísticas, shows e recitais.

Largo 21 de abril, 29 – Centro – de terça à sexta das 9h às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 18h – gratuito

Fone: (11) 4781-4462

Memorial Sakai – Homenageia o escultor Tadakiyo Sakai, e reúne vários de seus trabalhos, além de oferecer oficinas e cursos gratuitos de arte.

Rua Rebolo Gonzáles, 185 – Vila Cercado Grande – aberto de terça à domingo das 9h às 17h 

Fone: (11) 4241-5993

Parque Francisco Rizzo – É um parque bonito, possui 217 mil m2, tem um grande lago com patos, peixes e tartarugas, pista para caminhada, parquinho, academia de ginástica ao ar livre, brinquedoteca, biblioteca, banheiros, bebedouro, quiosques com comidas, área para piquenique, bancos para descanso e estacionamento gratuito.

Ao lado do estacionamento possui uma área para prática de skate.

Rua Alberto Giosa, 320 – Centro – aberto diariamente das 6h às 19h

Fone: (11) 4781-4953

  • Como chegar a Embu a partir de São Paulo:

– De carro, pegar a saída 279 ou 284 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116).

– De transporte público, indo até a estação de metrô São Paulo – Morumbi da linha 4 – Amarela, e de lá pegar o ônibus 032 (Itapecerica da Serra.- Parque Paraíso).

Deixe um comentário

você pode gostar